Eu sempre tive dificuldade com desodorantes e trocava várias vezes de marca, dos mais naturais aos mais industrializados – ou eles não funcionavam como eu gostaria, ou manchavam minhas roupas.

Depois que me ensinaram essa receita não tive nenhum desses problemas, e, além da praticidade, fazer seu próprio desodorante traz muitos benefícios.

1 – Melhora sua pele: você procura o óleo vegetal que melhor se adapta à sua pele, de acordo com as características (seca, inflamada, oleosa), e usa como base para o desodorante.

2 – Tem o cheiro que mais te agrada: óleos essenciais podem ser adicionados ao desodorante, tendo uma ação local (antiinflamatório, bactericida, etc.) e uma ação sistêmica através da aromaterapia. Seu desodorante pode ter um benefício exclusivo para a fase que você está, e você pode ir mudando toda vez.

3 – Melhora sua saúde: além dos benefícios acima, você deixa de colocar no seu corpo inúmeros componentes maléficos como alumínio (antitranspirante), parabenos (conservantes) e triclosan (bactericida), todos ligados a câncer de mama, Alzheimer e até problemas reprodutivos. Além desses componentes alterarem a flora bacteriana local da pele.

4 – Barato! afinal, é algo que usamos a vida toda

5 – Menos lixo: você reaproveita o mesmo frasco e não fica comprando embalagens de roll on, aerossol, etc., que geram muito lixo.

Parece bom demais, né? Existem várias receitas de desodorantes naturais na internet, procure ver todas e testar a que você mais se adapta, mas não desista, vale a pena! Eu testei algumas, e essa foi a que me dei melhor:

Vamos à receita:

  • 2 colheres de sopa rasas de amido de milho
  • 1 colheres de sopa rasa de bicarbonato
  • 3 colheres de óleo vegetal da sua preferência, lembrando que cada um vai alterar a cor e a consistência do desodorante (amêndoas, coco, andiroba, azeite, copaíba, buriti)
  • 10 gotas de óleo essencial: geralmente eu uso lavanda e alecrim, ou lavanda e melaleuca. Pesquise antes de escolher o seu pois alguns óleos, como o de laranja, podem sensibilizar a pele se você tomar sol.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s