Ajudando o mundo para quem não tem tempo

Todos queremos um mundo melhor e nos esforçamos para isso, tentamos ser boas pessoas, pagar tudo em dia, cuidar da família, comer mais salada. Muitas vezes a rotina, a falta de dinheiro, de tempo ou de criatividade faz com que pareça impossível fazermos algo a mais.

Por isso quisemos trazer pequenas dicas, coisas simples que com certeza você vai poder incluir na sua vida sem esforço, e que já ajudam a fazer a diferença.

1 – Compre embalagens maiores: Você já vai precisar comprar aquele produto, que tal levar para casa a maior embalagem? Se for algo de uso frequente leve uma embalagem grande ao invés de várias pequenas, o que muitas vezes sai até mais barato. Por ex. 500g de manteiga ao invés de dois potes de 250g. O mesmo para shampoo, amaciante, creme hidratante, etc. E, sempre que puder, reutilize as embalagens.

2 – Recuse o recibo do cartão: esse é fácil, né? Além de evitar um lixo desnecessário o papel dos recibos contém Bisfenol, composto relacionado a distúrbios endócrinos, que absorvemos pela pele por contato. Pode parecer pouco, mas se pensarmos nisso ao longo da nossa vida e somar com a quantidade de bisfenol a que estamos expostos diariamente, em todos os plásticos, não é tão pouco assim. Além do mais, ao reciclarmos esses papéis, o Bisfenol acaba indo para outros papéis reciclados!

3 – Use menos quantidade: sabe aquelas imagens de propaganda, de um detergente fazendo muita espuma? Uma pasta de dentes que preenche a escova toda? É exatamente isso, uma propaganda, te induzindo a gastar mais do produto e, consequentemente, precisar comprar mais. Uma quantidade de pasta do tamanho de uma ervilha já é o suficiente para escovar os dentes, e o excesso de detergente só torna o enxágue mais difícil.

Se você ainda não conseguiu fazer a transição para produtos ecológicos ou caseiros, procure usar somente a quantidade mínima necessária, evitando que o produto contamine a água (o fosfato encontrado em muitos detergentes aumenta a produção de algas e provoca a morte de peixes), diminuindo seus gastos, e evitando que você precise ficar comprando mais embalagens.

4 – Filtros de pano: Uma das principais formas de ajudar é simplesmente não comprando. Tudo que não é reutilizável acaba gastando recursos para ser produzido, embalado e transportado, além de ser mais caro para você, que precisa sempre ficar comprando o produto. Troque seu filtro de café de papel por um de pano que vai durar muito tempo e te ajuda a economizar.

5 – Se precisar, compre pente de madeira: na próxima vez que for comprar uma escova de cabelo, procure o pente de madeira. Na hora de descartar ele não vai demorar tanto tempo para se decompor como o plástico, além de ter muitos benefícios para o nosso cabelo: evita o frizz pois não produz eletricidade estática, não afeta o formato dos cachos, não prejudica a saúde da fibra capilar, evita a quebra de fios finos e distribui melhor a oleosidade da raiz pelo comprimento dos fios. O meu cabelo melhorou muito depois que passei a usar o pente de madeira.

Você já faz alguma dessas coisas? Tem alguma dica? Compartilha com a gente para incluirmos na lista e ajudar as outras pessoas a se sentirem mais motivadas de que é possível cada um fazer sua parte , começar a mudar de um jeito simples.

4 comentários em “Ajudando o mundo para quem não tem tempo

  1. Não sei se isso se ajuda diretamente nesse sentido, no meio ambiente, mas o uso de vinagre, limão e bicarbonato, que substitui vários produtos de limpeza.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s